terça-feira, 4 de junho de 2013

Cromoterapia

CROMOTERAPIA

Cromoterapia é o tratamento através da cor.
CROMO = Cor            TERAPIA = Tratamento




A Cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações dos corpos sutis na frequência que resulta saúde, bem estar e harmonia.

Os raios coloridos podem ou não ser visíveis ao olho humano. Pode ser aplicada fisicamente através de uma exposição efetiva aos raios luminosos, ou mentalmente, através de técnicas de sugestão, visualização ou meditação.
      
Quando a célula adoece muda de coloração. A aplicação de raios coloridos sobre as partes doentes obriga-as a retomar a vibração que lhe és própria porque injeta uma onde vibratória continua, semelhante àquela própria das células componentes do agrupamento quando sadias.
       
A projeção colorida vibra através dos corpos sutis, até os Chakas localizados no corpo etérico que a transfere para os plexos do Sistema Nervoso do Corpo Físico propriamente dito.




A CROMOTERAPIA E OS CHAKRAS



CHAKRAS são centros de energia localizados no corpo astral de onde se estendem para o corpo físico.

O termo chakra vem do sânscrito e significa "roda", devido à forma que estes apresentam. São semelhantes à flor de lótus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral. 

Sua finalidade é catalisar energias vitais que são conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso e dos meridianos. 

Cada chakra tem capacidade de absorção maior de uma cor especifica. O movimento do chakra, quando está equilibrado, dá-se no sentido horário. E lembre-se, quanto mais evoluída for uma pessoa, mais rápido é este movimento e maior é o chakra.

Existem inúmeros chakras no corpo, inclusive nas solas dos pés e nas palmas das mãos, mas os principais são os sete do exercício: básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.





CHAKRA BÁSICO 

Sua cor é o vermelho. Localiza-se na base da coluna. Representa nossa principal ligação com a bioernergia da Terra e nos prende a ela. É o centro da energia física e dos instintos de sobrevivência. Suas glândulas correspondentes são as glândulas supra-renais. Ele atua na coluna vertebral e nos rins. 

CHAKRA ESPLÊNICO ou UMBILICAL 

Sua cor é o laranja. Situa-se dois dedos abaixo do umbigo. É o centro da procriação, da iniciativa e da criatividade em geral. Ele corresponde às gônadas. Atua em todos os órgãos do sistema reprodutor e no baço.

CHAKRA PLEXO SOLAR 

A sua cor é o amarelo. Localiza-se acima do umbigo. É a nossa "estação de força", onde é feita a distribuição da energia vibracional que entra e sai. É o centro das emoções. Sua glândula correspondente é o pâncreas. Ele atua no estômago, fígado, vesícula biliar e sistema nervoso.

CHAKRA CARDÍACO 

Suas cores são o verde e o rosa. Fica na área do coração. É o centro do amor incondicional e o ponto médio entre os chakras inferiores (físicos) e os superiores (espirituais). É o centro dos sentimentos. Sua glândula correspondente é o timo. Ele atua no coração e no sistema circulatório.

CHAKRA LARINGEO
Sua cor é o azul claro. Está localizado na área da garganta. É o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo. Sua glândula correspondente é a tireóide. Ele atua no aparelho respiratório, nos pulmões e no canal alimentar. 

CHAKRA FRONTAL 
Sua cor é o índigo. Também chamado de "terceiro olho", encontra-se logo acima das sobrancelhas, entre elas, dentro da cavidade craniana. É o centro da visão intuitiva e do conhecimento psíquico. Sua glândula correspondente é a pituitária. Ele atua no cérebro inferior, olhos, nariz e sistema nervoso.

CHAKRA CORONÁRIO 
Suas cores são o violeta e o branco. Situado no alto e no centro da cabeça é conhecido também como chakra da coroa. É nossa principal ligação com o cosmos. Também representa o ponto de recepção da energia espiritual. Sua glândula correspondente é a pineal. Atua no cérebro superior.




SIGNIFICADO DAS CORES 



Vermelho - Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)

Rosa forte -
Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue

Rosa -
Ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue

Laranja -
Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Amarelo forte -
Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Amarelo -
Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele

Verde forte - Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Verde -
Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Azul forte -
Lubrificante das juntas e articulações

Azul - Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo - Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Violeta - Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações


ENFERMIDADES E SEU TRATAMENTO

Amarelo - Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele

Laranja - Asma, bronquite e pulmões

Verde - Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários

Azul forte - Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações

Azul - Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos

Índigo - Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias





CROMOPUNTURA





     
A Cromopuntura é a aplicação pontual da luz colorida sobre pequenas zonas predeterminadas da pele que correspondem aos pontos dos meridianos da acupuntura clássica e os pontos identificados por Mandel. O instrumento utilizado para essa aplicação é uma lâmpada em forma de caneta, cuja ponta irradia a luz colorida sobre o ponto desejado da pele.

     A terapia de cromopuntura está baseada no conhecimento das regras fundamentais da Medicina Chinesa, que de acordo com ela, o corpo, a mente e a psique formam uma unidade indissolúvel em nossa vida e cada elemento mantém as suas qualidades específicas.

    Peter Mandel, criador da Cromopuntura, é um cientista e médico naturopata, um pioneiro no desenvolvimento de novas tecnologias para a cura. Ele estudou naturopatia, homeopatia, acupuntura, quiropraxia e massagem. Passou os últimos 30 anos pesquisando e desenvolvendo novas terapias com base na Cromoterapia. É autor de muitos artigos científicos e publicações, é o fundador do Instituto Mandel para Medicina Esogética na Alemanha e na Suíça.

    Mandel explica que, aplicando uma determinada cor nos pontos da pele, essa cor por efeito de ressonância, manda uma informação ao cérebro que coordena os órgãos da produção endócrina. O cérebro ao receber as informações adequadas, que eram deficientes devido à doença, retorna-as para o corpo restabelecendo a harmonia resolvendo o distúrbio físico. Essa teoria foi deduzida por Mandel de forma empírica após ter observado os resultados da cromopuntura em centenas de pacientes.
 

           
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário